16 de dezembro de 2016

2016 A LUTA SÓ COMEÇOU, QUE VENHA 2017!

O SINTEPP - Subsede Parauapebas vem agradecer os seus filiados pela contribuição com a luta pela melhoria da educação e valorização profissional, e pela confiança e disponibilidade de luta durante todo esse ano de 2016. Foram várias batalhas e apesar das dificuldades que existem em qualquer processo de luta, podemos dizer que a categoria saiu vitoriosa. Hoje o nosso sindicato recuperou com muita honra o respeito e a credibilidade da categoria e da sociedade. Vejamos a retrospectiva das nossas lutas, formações, mobilizações e comemorações.

POSSE DA NOVA COORDENAÇÃO DA SUBSEDE PARAUAPEBAS

TRIÊNIO 2016-2019

UMA GESTÃO DE RESISTÊNCIA E LUTA EM DEFESA DA CATEGORIA

PRIMEIRA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO

NO DIA DE PARALISAÇÃO NACIONAL (16/03/2016)
NÃO VAI TER GOLPE!

CATEGORIA OCUPA O COMEPA PELA POSSE DOS PROFESSORES ELEITOS
SINTEPP OCUPA O GABINETE DO PREFEITO PARA EXIGIR A POSSE
DOS PROFESSORES ELEITOS PARA O COMEPA


GOVERNO NÃO NEGOCIA PAUTA DA CATEGORIA E ASSEMBLEIA DELIBERA
GREVE NA REDE MUNICIPAL A PARTIR DE 06/04/2016
ASSEMBLEIA DA CATEGORIA LOTA PLENÁRIO DA CÂMARA



CATEGORIA EM GREVE OCUPA PRAÇA DA CIDADANIA

ASSEMBLEIAS MASSIVAS DA CATEGORIA PRESSIONA GOVERNO
A NEGOCIAR PAUTA DE REAJUSTE SALARIAL

GOVERNO NÃO ATENDE PAUTA DE NEGOCIAÇÃO E GREVE RETORNA
UNIFICADA COM O SINSEPPAR A PARTIR DE 01/06/2016


PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA
MANTÉM-SE FIRMES NA GREVE GERAL

MAIS UMA VEZ PROFESSORES OCUPAM A PREFEITURA DE PARAUAPEBAS

GREVISTAS FORÇAM MESA DE NEGOCIAÇÃO

COORDENAÇÃO DA SUBSEDE AVALIA O MOVIMENTO GREVISTA
E PLANEJA AS PRÓXIMAS AÇÕES

A GREVE CONTINUA, VALMIR A CULPA É TUA!


ATIVIDADE DA GREVE NO ESTADIO ROSENÃO 

SERVIDORES NÃO ARREDAM O PÉ DA PREFEITURA

PASSEATA NO BAIRRO RIO VERDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

PROFESSORES NA RUA, VALMIR A CULPA É TUA!
FESTA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO 01/05/2016


COM OS LEGIONÁRIOS ANIMANDO A GALERA
TURMA DO BEM DO SINTEPP

O ESPAÇO HOLLYWOOD FICOU PEQUENO PARA TANTA GENTE


FESTA DOS PROFESSORES DIA 15 DE OUTUBRO DE 2016

ANOS 60,70 e 80

DELEGAÇÃO DE PARAUAPEBAS NO V CONGRESSO REGIONAL

ROSEMIRO É ELEITO COORDENADOR GERAL DA REGIONAL
JUNTAMENTE COM O PROFESSOR VANILDO DE JACUNDÁ

E a luta não para. Agora estamos vigilantes para a categoria ter direito ao rateio de R$ 62 milhões de reais da correção do FUNDEF liberado através de precatória para o município de Parauapebas.

NÃO VAI TER CALOTE. OS 62% DO FUNDEF É NOSSO!
100% PRA EDUCAÇÃO.

SINTEPP PEDE BLOQUEIO DO RECURSO ATÉ O GOVERNO
NEGOCIAR A PARTE QUE É DE DIREITO DA CATEGORIA.

A luta só começou. 2017 promete. Aprovação do Projeto de Lei para Eleição dos Gestores Escolares, Reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Trabalhadores da Educação (PCCR UNIFICADO), Pagamento de todas as progressões devidas e abono do recurso do FUNDEF/FUNDEB, depositado em forma de precatória em nome da Prefeitura de Parauapebas.

O SINTEPP - Subsede Parauapebas deseja um Feliz Natal e Um Ano Novo de lutas e realizações para todos os trabalhadores da educação.

8 de dezembro de 2016

PRESENTE DO GOVERNO VALMIR AOS EDUCADORES

No final de 2015 o papai noel Valmir Mariano, tentou acabar com o turno intermediário, super lotando as salas de aulas e com isso reduzir a carga horária dos professores, com o objetivo de economizar gastos numa área tão essencial que é a educação. Fomos pra cima e não deixamos tamanha infâmia acontecer. Este ano ele encerrou o calendário letivo de 2016, demitindo antecipadamente 1.171 trabalhadores somente da educação, entre professores, vices diretores, coordenadores, vigias, merendeiras, motoristas, serventes e auxiliares da educação infantil e fundamental. 
Com certeza esse foi um presente de natal indesejável não somente para esses pais e mães de famílias que ficaram desempregados como também para os comerciantes local que terão prejuízo em suas vendas natalinas.
A justificativa foi a crise, acontece que só de correção de recurso federal da educação está previsto entrar nos cofres da prefeitura mais de 61 milhões de reais de correção do FUNDEF, hoje substituído pelo FUNDEB na próxima segunda feira.
Esse valor deverá ser rateado para pagamento dos professores e da manutenção do ensino, por isso convidamos todos os professores e demais trabalhadores da educação para se fazerem presentes no dia 12/12/2016, segunda feira, as 8 horas da manhã na Prefeitura Municipal de Parauapebas, para uma importante Assembleia da Categoria.

6 de dezembro de 2016

ANÔNIMOS CONTINUAM ATUANDO NA COVARDIA CONTRA O SINTEPP

Hoje, dia 06/12/2016, fui ao Ministério Público Estadual, protocolar um ofício com indagações a respeito de algumas questões que não ficaram muito claras no TAC (Termo de Ajuste e Conduta) assinado entre MP (Ministério Público) e PMP (Prefeitura Municipal de Parauapebas) e para minha surpresa, fui informado de uma denúncia anônima contra o Sintepp a respeito do não cumprimento do calendário letivo. 
Enquanto Sintepp, reafirmamos que a decisão de antecipação do término do calendário letivo foi única e exclusivamente da SEMED, respaldada pelo acordo com o MP. Na denúncia, há também uma afirmação de que, para não repor os dias paralisados durante a greve, o Sintepp fez acordo com a SEMED e COMEPA e que, portanto, os alunos estariam sendo prejudicados. 
Vale ressaltar que o COMEPA já se manifestou dizendo que o calendário letivo não será retificado, mas que respeitará o acordo celebrado entre PMP e MP. 
Em nome do Sintepp, reafirmamos o nosso compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade social, ratificamos que o Sintepp apresentou proposta para reposição dos dias paralisados durante a greve e que não teve nenhuma influência na antecipação do término do referido calendário. Sabemos que muitos serão os ataques feitos a esse sindicato, por ser uma instituição séria e de resistência às políticas implantadas no município de Parauapebas, mas não serão essas denúncias anônimas e infundadas que nos farão recuar de nossa postura.

 Rosemiro Laredo/coordenação geral

GOVERNO DE PARAUAPEBAS CALOTEIA A EDUCAÇÃO E SAÚDE

Como já era esperado o Governo Municipal de Parauapebas dá calote na educação e na saúde. Como sempre os governos optam por fazer cortes nos setores essenciais do serviço público, deixando a população mais carente desamparada desses serviços públicos.
Como nunca aconteceu na história educacional de nosso município, o Prefeito Valmir Mariano, juntamente com o seu secretariado, firmou TERMO DE AJUSTE E CONDUTA com o Ministério Público para demitir trabalhadores contratados que estavam prestando serviços na educação municipal, encurtando assim o calendário letivo que ele tanto falou em preservar durante o período da greve dos educadores.
A desculpa é a crise, no entanto sabemos que Parauapebas ainda não foi afetada por essa crise, pelo menos na área educacional, visto que o orçamento disponível para aplicar na educação este ano de 2016 foi de R$ 239.170.000,00. Além desse valor teve uma complementação do FUNDEB recentemente que estamos averiguando para que seja utilizada na valorização dos trabalhadores da educação.
Portanto, o SINTEPP entende que não haviam motivos para demissões, daria para o governo esperar os contratos findar o ano letivo como de praxes, evitando uma crise na casa de centenas de pais de famílias que ficaram desempregados. Esta crise está sendo provocada pelo o atual governo que não fez o dever de casa e agora está descontando dos trabalhadores.
O SINTEPP - Subsede Parauapebas ressalta que está vigilante para que nenhum centavo da complementação do FUNDEB tome outro destino que não seja para pagamento e valorização dos trabalhadores da educação. Ressalta-se ainda que já solicitou reunião com o novo governo para pedir ao mesmo que valorize os educadores que atuavam na rede municipal de ensino no momento que abrir o processo de novos contratos na prefeitura, até a realização de novo concurso público.
Desde já o SINTEPP - Subsede Parauapebas agradece a confiança de seus filiados nessa nova gestão e convoca todos os trabalhadores para luta em 2017.

OCUPAÇÃO DO COMEPA PELA POSSE DOS PROFESSORES ELEITOS EM ABRIL DE 2016


DELEGAÇÃO DE PARAUAPEBAS MARCA PRESENÇA NO V CONGRESSO DA REGIONAL SUDESTE

A Subsede do SINTEPP Parauapebas participou do V Congresso Regional do SINTEPP. Este congresso foi um momento propício para avaliar a conjuntura política e educacional do país como também a conjuntura regional. No final do evento aconteceu a eleição da nova Coordenação Regional do SINTEPP, onde garantimos 4 vagas para o nosso município: Rosemiro Laredo, um dos Coordenadores Gerais da Regional, Raimundo Moura, Coordenador de Comunicação, Pedro Augusto, Coordenador de Assuntos Previdenciários, Heber Silen, Suplente da Regional e Luana Shirlei, Suplente do Conselho Fiscal.
Os trabalhadores da educação Regional Sudeste saem fortalecidos e unidos para combater os ataques que os governos da região vem aplicando na escola pública e nos direitos dos trabalhadores. Neste congresso foi realizado ainda a avaliação da gestão da regional e definido o plano de luta em defesa da escola pública e dos direitos trabalhistas.
DELEGAÇÃO DE PARAUAPEBAS PARTICIPOU ATIVAMENTE DAS DISCUSSÕES E DELIBERAÇÕES

O SINTEPP compreende que 2017 será mais um ano de muita luta, por isso devemos está organizados e unidos para fazer um bom combate, com conhecimento, mobilização e muita disposição.