29 de março de 2012

GOVERNADOR ESTADUAL ENGANA CATEGORIA E LEI FEDERAL AO AFIRMAR QUE PAGA O PISO

       O anúncio do pagamento do Piso dado pelo governo, na verdade, é mais uma manobra para desviar a atenção da sociedade para os reais problemas vividos por cada trabalhador em sala de aula e o sucateamento das escolas públicas do nosso Estado.  
       Este governo tucano pegou emprestado o Fundeb de nós mesmos, para cumprir com o pagamento do piso, quanta "bondade". Dessa forma, automaticamente já reajustou o piso salarial em 2013 transformando um recurso que estava sendo usado para a melhoria da nossa remuneração em salário, que alias é responsabilidade do Governo do Estado do Pará, independentemente dos recursos repassados pelo Fundeb. 
      Mais uma vez, o sistema judiciário paraense provou que está a favor dos interesses tucanos, pois ao invés de seguir como exemplo a decisão do Judiciário do Rio Grande do Sul, que determinou que o governador Tarso Genro (diga-se de passagem, PT) pagasse integralmente o Piso. 
      
    As palavras da coordenadora geral, Conceição Holanda, deixa bem claro o que o governador fez: 

      "O Piso está sendo pago com o uso do abono Fundeb, o que não representa ganho para a categoria. “O Estado paga o Piso em tese, o que era abono e passou para a base de cálculo, não representa ganho significativo para a categoria. Há profissionais que receberam menos que o mês passado”.     

 
O que vemos? 
  • Um retrocesso político-democrático educacional;
  • Um sistema judiciário atrelado aos interesses da classe burguesa;
  •  Sucateamento geral da Educação Pública paraense;
  • Abertura para a iniciativa privada ocupar o ensino público com as parcerias PPP's como já está ocorrendo em algumas escolas do interior do estado.
     Temos uma tarefa importante: politizar e sensibilizar nossa categoria e sociedade, levantar a bandeira de mais investimentos para a Educação (10% do PIB já!), participar cada vez mais das assembleias do seu sindicato, fazer parcerias com outros movimentos sociais, ocupar os espaços públicos e reivindicar de nossos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente melhoria na educação, saúde, moradia, cultura, esporte e lazer. Nosso país, só avançará quando tivermos saúde e educação de qualidade social.

Coord. Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário