29 de maio de 2017

O SINTEPP REPUDIA OS INIMIGOS DA CATEGORIA E DA ESCOLA PÚBLICA.

A Coordenação do SINTEPP - Subsede de Parauapebas vem a público repudiar os ataques covardes, caluniosos e difamatórios, jogados irresponsavelmente nas redes sociais, por pessoas desqualificadas e mal intencionadas, que estão atuando no intuído exclusivo de desqualificar as nossas conquistas e dividir a nossa categoria.
Para essas pessoas a categoria dividida e duvidando do seu sindicato, fica mais fácil fazer conchavos com o governo e voltar a ocupar espaço de "aspones" no morro dos ventos.
É muito importante para essa coordenação que a categoria fique esclarecida sobre o que está por trás desses comentários sem fundamento que estão jogados anonimamente nas redes sociais.
Primeiro. Quem está fazendo essa "rede de intrigas" é o grupo que ficou 6 anos à frente da coordenação da nossa subsede e acumulou uma dívida irreparável no que diz respeito aos direitos trabalhistas dos educadores, e que essa nova coordenação vem lutando incansavelmente para que esses direitos sejam restabelecidos, como por exemplo as progressões funcionais de todos os educadores, independente da função que ocupem.
Além disso, essa nova coordenação está até hoje pagando dívidas deixadas pela coordenação passada, que deixou a nossa subsede totalmente sucateada e sem credibilidade diante da categoria e do comércio local.
Segundo. Em pouco mais de um ano de gestão essa nova coordenação resgatou a credibilidade da categoria que estava desanimada e sem esperança na luta. Garantimos a aprovação no Conselho Municipal de Educação do calendário de 2017 sem nenhum sábado letivo e feriados comprometidos.
Mesmo no governo Darci já foram 4 paralisações que surtiram efeitos nas mesas de negociações. Não é verdade que esta coordenação está vendida para esse governo, pelo contrário, estamos todos os dias cobrando que os pontos acordados em mesa de negociação sejam cumpridos, como: pagamento de todas as progressões devidas; revisão do PCCR para garantir progressões a todos os educadores da rede municipal de ensino; avaliação automática do estágio probatório de professores que tem mais de três anos de atuação; eleição direta para direção das escolas; readaptação dos professores em SD com todas as vantagens do magistério; aplicação de 1/3 de hora atividade; equiparação do salário do diretor de escola infantil com o do ensino fundamental; reajuste salarial e liberação da precatória do FUNDEF/FUNDEB para ser investido 40% na manutenção do ensino, pagamento das rescisões e 60% para pagamento e valorização dos professores.
Quem acha que é fácil conseguir tudo isso em um curto prazo, não tem noção da luta sindical em nossa região.
Terceiro. Com relação ao reajuste salarial e o auxílio alimentação, quem participou da luta acompanhou o empenho dos sindicatos para conseguir um reajuste melhor, todavia o prefeito alegou a conjuntura financeira, que devido às dívidas deixadas pela gestão e o rateio do precatório para justificar o reajuste que chegou, depois de muita pressão, no valor de 8%. Como contraproposta, cobramos o pagamento de 1/3 de hora atividade que ficou para ser pago a partir de janeiro de 2018. Com isso a hora atividade passará de 25 para 33% . O auxílio alimentação passará de R$ 445,00 para R$ 600,00.
Quarto. Avaliando a campanha salarial do SINTEPP no Estado do Pará, nenhuma Subsede conseguiu chegar ao reajuste que nós chegamos. E olha que não fizemos o churrasco na porta da prefeitura, mas distribuímos almoço na paralisação do dia 09/05/2017, e apesar da demora na aprovação dos reajustes na Câmara Municipal, principalmente por conta dos vereadores que se declararam inimigos da categoria e da escola pública, conseguimos garantir uma sessão extraordinária e se os nossos contra cheques não saíram com o reajuste a culpa não é dos sindicatos, mas do governo que mais uma vez descumpriu o acordo estabelecido em mesa de negociação.
Quinto. Sobre o precatório do FUNDEF/FUNDED a categoria só tomou conhecimento de sua existência porque essa coordenação foi procurada por dois escritórios de advocacia, um ligado ao SINTEPP e outro externo que nos informaram da existência da ação e do que poderia acontecer caso o ex-prefeito colocasse as mãos nesse dinheiro.
Naquela ocasião a categoria aprovou que os advogados ligados ao SINTEPP entrassem com ação na justiça para que 60% dessa verba fosse destinada ao grupo do magistério, conforme estabelece a lei do FUNDEB. Não entendemos agora o motivo de tantos questionamentos!
Depois disso foram realizadas mais duas assembleias e as decisões tomadas até aqui foram todas referendadas pela categoria.
Sexto. Mediante as calúnias e difamações publicadas em redes sociais, informamos que a Subsede do Sintepp Parauapebas, através de sua coordenação de assuntos jurídicos, procurou hoje, dia 29/05/2017, a Delegacia contra Crimes Virtuais e registrou boletim de ocorrência para que esses bandidos virtuais sejam investigados e punidos.
O momento atual é de ataques aos direitos dos trabalhadores e principalmente aos sindicatos combativos classistas, portanto não podemos em hipótese alguma entrar na onda de quem não representa a categoria e muito menos na onda de um governo que foi dado pelo povo, pela terceira vez a oportunidade de ser prefeito e fazer o melhor pela a educação pública do nosso município.

Parauapebas- Pará, 29 de maio de 2017.


Coordenação da Subsede do SINTEPP - PARAUAPEBAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário