23 de outubro de 2017

Carta em Defesa da Educação Pública e em Apoio a Luta dos Trabalhadores da Educação

Nós, entidades e movimentos, representantes de vários setores da sociedade civil de Parauapebas, vemos com temor o modo como vem sendo tratada a Educação Pública em nosso Município. 

Já a caminho do fim do ano de 2017, nossas comunidades veem nossas escolas sucateadas, algumas quase sem nenhuma condição de chamar de “espaço de educação”.
Diretores, educadores, servidores e alunos da rede municipal de ensino, vivem o desafio diário, de um ensino aprendizagem sob o calor incessante de salas de aulas sem ar-condicionados, em escolas que a muito deveriam estar paralisadas para reformas. Isso leva ao inevitável desanimo e falta de motivação para quem educa e para quem é educando. Nós, pais de alunos, sabemos de como isso afeta a qualidade de ensino de nossos filhos.
Uma educação precarizada, com educadores desmotivados, sem participação da comunidade e realizada em espaços nada pedagógicos, é uma forma cínica de condenar nosso povo a ignorância e submissão. 
Nos espanta o nível de intervenção política que forças alheias a educação realizam nas escolas, que sendo um lugar de aprendizagem , poderia ensinar democracia e participação da comunidade. 
Para sermos efetivos em nossa solidariedade aos profissionais de ensino e em defesa da educação, convocamos todos a organizarem Comitês em Defesa da Educação Pública, nos bairros comunidades, como forma de democratizar as informações, sempre alvos de manipulação de uma parte da imprensa, que, sob mando dos poderosos, tenta desqualificar a luta dos trabalhadores.
Por isso viemos a público afirmar que, reivindicamos enquanto sociedade:
1-INVESTIMENTO NA QUALIDADE DO ENSINO
- Investimento imediato de 83 milhões de reais na melhoria das condições físicas , HUMANAS E materiais das escolas da rede municipal , assim como construção de escolas onde não existem;
2-DIREITO DOS EDUCADORES
- Atendimento da justa pauta dos trabalhadores em educação, haja visto que em sua grande maioria, tem suas vidas dedicadas a tarefa de educar a sociedade;
3-DEMOCRACIA NAS ESCOLAS – DIRETAS JÁ
-Eleição Direta e Imediata para todos GESTORES da rede municipal de ensino.
Entidades:
Levante Popular da Juventude , MST, MAM, Asmodap, Aprocpar, Amapals, ACMBJTI , ASCOPA, AMB-Minério, FETRAF, CTERP , CTEP, COOTERP, COOPALMAS, OAB – CAM, PJ da Paroquia Cristo Rei, CCCDSC, AMPOP I , AMBB -Paroquia Cristo Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário